sexta-feira, 14 de março de 2008

GAIOLA DE FARADAY
















Na imagem a cima, o exato momento em que um avião é atingido por um raio em plena decolagem. É comum aviões serem atingidos pelos raios, mas como estão imersos no ambiente ionizado, o raio passa pela carcaça metálica, que forma uma "gaiola de Faraday", e continua a descida em direção ao solo, sem afetar os instrumentos de bordo.
Isso eu só tinha ouvido falar nos bancos da faculdade nas aulas de Fisica III e agora essa sequencia ilustra muito bem o que o maluco do professor tentava inutilmente explicar. Ainda bem que viajamos numa "gaiola de Faraday" caso contrário não ia ser muito divertido.

Fica aqui a pergunta:
- Quantas descargas ou radiações sofremos quando estamos a bordo de aviões e nem percebemos? Será que existem estudos sérios a respeito? Com certeza sim.
















Está chovendo e você está dentro de um automóvel.... Por que esse medo? Os raios? Um condutor metálico, como o carro em que você se encontra, está em equilíbrio eletrostático, o que isola seu interior de qualquer tipo de descarga elétrica na parte de fora. Podemos afirmar, que no interior do carro, o campo elétrico é zero ou praticamente zero. Ufa!!!



1ª lei de Faraday Nos condutores em equilíbrio a eletricidade é distribuída apenas na superfície externa ; no seu interior não há traço de eletricidade.

2ª lei de Faraday No equilíbrio elétrico a força elétrica no interior dos condutores completamente fechados e desprovidos de corpos eletrizados é nula.


Que papo eletrizante! Até a próxima.

VIDEOS

Experiências sobre eletricidade

Singularidade de Prandtl-Glauert

GAIOLA DE FARADAY

Experiências Eletrostática